Cronograma de obras e projetos: qual a importância?

A elaboração do cronograma de obras é um dos pontos mais importantes no planejamento, sendo utilizado, também, para garantir a satisfação dos clientes. A maioria da população não tem conhecimento sobre a construção civil, logo, fornecer um documento que permite o acompanhamento do andamento e da execução das atividades será de grande valia. 

O cronograma de obras também é utilizado para definir como as atividades serão executadas e qual será o seu sequenciamento. Afinal, não é possível pintar uma parede se ela não existe, não é mesmo? Antes de pintá-la, é preciso levantá-la, rebocá-la, aplicar o revestimento, passar massa corrida, lixar e, então, pintar e…não se pode esquecer de deixar a parede secar após a aplicação das camadas. 

Obviamente, esse tempo também deve ser considerado no cronograma. Assim, podemos destacar que as atividades da construção civil normalmente precisam de uma determinada sequência para serem executadas. 

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja qual a importância do cronograma de obras. Não deixe para depois, certo? 

Aumentar a produtividade

A elaboração de um cronograma de obras pode ser crucial para o aumento de produtividade das equipes. Durante a elaboração do planejamento das atividades será possível identificar os principais riscos que o projeto trará. 

A partir disso, os engenheiros poderão avaliar o impacto dessas ações, definindo soluções para potencializar as oportunidades que forem encontradas e mitigar as ameaças. Logo, nenhum problema afetará o andamento das atividades. 

Além disso, um cronograma de obras bem elaborado será responsável por determinar o que cada colaborador deve fazer. Assim, eles não ficarão perdidos, podendo focar 100% do seu tempo em suas entregas. 

Evitar o desperdício de material

Planejar a execução das atividades e elaborar um cronograma de obras é uma excelente alternativa para evitar o desperdício de material. Os principais stakeholders do projeto terão, em mãos, as quantidades necessárias de cada item para a execução do empreendimento. 

Assim, não haverá a compra de itens em demasia e nem a de itens faltantes. Caso mudanças de escopo venham a acontecer, o panorama do projeto se modificará. 

Entretanto, caso o andamento das atividades siga o cronograma de obras, não haverá nenhuma surpresa. Pode-se dizer, ainda, que ter conhecimento de todos os materiais que serão utilizados em uma obra pode ser uma informação valiosa. 

A negociação com os fornecedores se torna mais aberta, por conta da quantidade de itens. Dessa maneira, será mais fácil conseguir descontos consideráveis e outras vantagens.

Controlar os processos e execução de tarefas

Outro fator de extrema importância do uso de um cronograma de obras é o controle dos processos e a execução de tarefas, seja pelo gestor, seja pelo sponsor do projeto. Dessa forma, todos terão informações sobre o andamento das atividades, comparando o que está sendo realizado com aquilo que foi planejado. 

Por isso, será mais fácil cumprir os marcos contratuais estabelecidos. Em consequência, os clientes ficarão mais satisfeitos, uma vez que a obra cumprirá os prazos definidos e, provavelmente, será entregue no prazo previsto. 

Identificar as falhas

A elaboração de um cronograma de obras permite aos profissionais a identificação dos prazos de execução de cada uma das tarefas e o seu respectivo custo. Esse conhecimento é essencial para que os clientes possam se programar para a realização das atividades e, ainda, conseguirem definir uma expectativa para o ROI (Return On Investiment — Retorno sobre o Investimento).

Sendo assim, no processo de definição das etapas do cronograma de obras já se pode ter ciência dos pontos que merecem a devida atenção, por conta das dificuldades de execução, escassez de mão de obra ou importância para o empreendimento. 

Em outras palavras, os profissionais conseguirão estabelecer um caminho crítico para a realização da obra. Assim, as atividades que extrapolarem o prazo de execução, mas não interferirem no resultado final, não terão tanta importância quanto aquelas que possam atrasar a entrega final do empreendimento. 

Assim, será mais fácil identificar as falhas que ocorrerem no andamento das atividades, tendo informações valiosas e tempo hábil para tomar as melhores decisões e garantir que tais situações não atrapalhem o cumprimento do cronograma. 

Determinar as prioridades

O cronograma de obras também será de grande valia para determinar a prioridade na execução de tarefas. Dessa forma, o gestor terá informações suficientes para avaliar os recursos disponíveis e identificar quais tarefas devem ser executadas em primeiro lugar. 

Evidentemente, a ordem de prioridade pode mudar com o andamento das atividades. Imagine, por exemplo, que mudanças na previsão do tempo aumentaram a possibilidade de chuvas na região da obra. Então, o ideal é finalizar as atividades de terraplenagem para evitar que a chuva se torne um motivo para prejudicar o cronograma. Assim, as atividades que podem ser executadas com a ocorrência de chuvas poderão ser colocadas em segundo plano. 

O gestor do projeto deve estar sempre consciente dos recursos disponíveis e do tempo para a execução das etapas do empreendimento. Assim, ele saberá qual a melhor forma de investir esses recursos para que a obra siga o seu curso natural. 

Controlar a distribuição de recursos e estar por dentro das atividades mais prioritárias será fundamental para o processo de tomada de decisão. Dessa forma, as chances de sucesso do empreendimento aumentarão consideravelmente. 

Gerir pessoas

O cronograma de obras também pode ser utilizado na gestão de pessoas. Uma gestão de pessoas eficiente será a única maneira de garantir que toda a equipe se esforce para respeitar e cumprir o cronograma de obras. O gestor do empreendimento deve acompanhar o trabalho de cada colaborador, se colocando à disposição para solucionar dúvidas e ajudá-los a identificar a melhor maneira para a realização de suas respectivas atividades. 

Algumas empresas estão optando pela utilização de softwares específicos para a gestão de projetos. Assim, torna-se possível ter maior controle do trabalho desenvolvido pelos colaboradores, facilitando todo o processo de comunicação.

O cronograma de obras é um dos documentos mais importantes para a gestão de qualquer empreendimento. Seja para os construtores, seja para os clientes, a sua elaboração é imprescindível para o sucesso.

Para garantir a elaboração de um cronograma detalhado e que se aproxime ao máximo da realidade recomenda-se contar com especialistas no assunto. Existem empresas que sabem o que deve ser feito para obter resultados de alta performance. Então, não perca tempo e invista já na produção de um bom cronograma de obras e colha os benefícios. 

E aí, gostou do nosso artigo? Ficou interessado na elaboração de um cronograma de obras e projetos? Então entre em contato conosco, pois faremos o possível para lhe ajudar!

Deixe um comentário
Share This