Por que a capacitação da equipe na indústria é importante?

  • Home
  • Inovação
  • Por que a capacitação da equipe na indústria é importante?

O resultado de uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação, está ligado a uma série de aspectos. Entretanto, há um em especial, que representa a organização onde quer que ela vá e em todos os âmbitos: os funcionários. 

O mundo contemporâneo fez com que as companhias prestassem mais atenção nos colaboradores, aumentando os investimentos na capacitação da equipe. Hoje em dia, há várias maneiras de propiciar treinamento para os colaboradores e os benefícios dessa prática são impressionantes. 

Além de melhorar os resultados do negócio, esse investimento poderá ser utilizado para identificar as fraquezas dos profissionais e potencializar determinadas atividades. Porém, antes de realizar os treinamentos, é preciso definir os objetivos a serem alcançados para que o investimento seja proveitoso. 

Você sabe por que a capacitação da equipe na indústria é importante? Não? Então, continue a leitura deste artigo e descubra.

Por que é tão importante realizar a capacitação da equipe?

A capacitação da equipe, principalmente no setor industrial, é essencial para empresas que estão buscando expansão dos negócios e vantagens competitivas perante o mercado. As indústrias querem gestores (líderes, na verdade) capazes de extrair o melhor de cada um dos colaboradores, desenvolvendo as competências do time e alinhando as qualidades dos trabalhadores às necessidades do negócio. 

Em outras palavras, podemos dizer que a capacitação da equipe é fundamental para aumentar a produtividade da indústria, reter talentos, facilitar o cumprimento dos prazos e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio. 

Quais benefícios a capacitação traz para o dia a dia na indústria?

As indústrias estão sendo cobradas para produzir mais, em menos tempo, com maior qualidade e gastando a menor quantidade de recursos possíveis. Esse tipo de situação existe desde os primórdios, mas os avanços tecnológicos estão permitindo que as empresas alcancem o ponto máximo de produtividade. 

Mas qual o papel da capacitação nesse processo? Os profissionais do chão de fábrica se tornarão capazes de operar máquinas mais eficientes e analisar o processo como um todo, identificando a melhor maneira para desempenharem suas funções. 

Os gerentes poderão melhorar toda a gestão do negócio, analisando os riscos, planejando as atividades e utilizando as melhores práticas disponíveis no mercado para que a indústria alcance os objetivos que foram previamente definidos. 

Além disso, o investimento em cursos de capacitação também resultará na retenção de talentos. Profissionais de destaque se sentirão valorizados e perceberão que a empresa está investindo em conhecimento, reconhecendo seu valor para o negócio. É importante lembrar que um bom salário já não é mais garantia de que profissionais acima da média permaneçam na empresa. 

Como fazer a capacitação da equipe de maneira eficiente?

Essa é uma das principais dúvidas que os líderes têm ao pensar na capacitação da equipe. É preciso oferecer opções que sejam interessantes e relevantes tanto para o colaborador quanto para a indústria. Caso contrário, o investimento realizado poderá não render os frutos esperados. Veja, a seguir, alguns passos interessantes:

Analise habilidades e deficiências

Esse é o primeiro passo que deve ser realizado para prover treinamentos e cursos que sejam proveitosos. É fundamental saber as principais deficiências e habilidades que sua equipe tem.

Alguns colaboradores podem ter noções básicas sobre determinados assuntos, seja por conta de empregos antigos, seja pela intuição. Sendo assim, é preciso investir em treinamentos para desenvolver, ainda mais, as habilidades que os colaboradores já têm e prover novos conhecimentos, essenciais ao desempenho das atividades na indústria. 

Planejamento de horas

Outro passo importante é definir o tempo que levará o curso de capacitação e o investimento que a empresa terá de fazer. Nesse momento, é preciso avaliar um ponto importante para a gestão do negócio: o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Se o curso de capacitação da equipe for realizado durante o horário de trabalho, será preciso programar as tarefas de forma que o impacto sobre as atividades normais da empresa seja o menor possível. Uma opção interessante é a separação dos colaboradores em grupos, evitando que a empresa perca um dia de trabalho. Entretanto, essa prática elevará o custo do investimento, pois serão disponibilizados dois momentos de treinamento. 

Em contrapartida, se o curso for disponibilizado fora do horário de trabalho, não será possível exigir a presença dos colaboradores, podendo, então, haver ausência.

Contrate consultores

A escolha dos especialistas que serão responsáveis pela capacitação da equipe é fundamental. Obviamente, em alguns casos, será possível aproveitar profissionais que trabalham na organização. 

Contar com consultores em determinados assuntos pode ser de grande valia. Esse tipo de profissional conseguirá esclarecer as principais dúvidas e explorar as informações mais importantes sobre o tema abordado. Lembre-se: saber ensinar não é um conhecimento que todas as pessoas têm!

Ofereça certificações

Os colaboradores se sentirão extremamente valorizados pelo conhecimento disponibilizado, mas, se sua indústria oferecer certificações, o nível de satisfação aumentará e, consequentemente, a retenção desses profissionais será mais facilmente realizada. 

A certificação será vista como um grande incentivo para que todos participem do treinamento e possam aproveitá-lo ao máximo. O certificado apresentará a assimilação do conteúdo (por meio de avaliações) e servirá como um comprovante de atualização profissional e ganho de novos conhecimentos. Todos serão beneficiados, não é mesmo?

Como engajar os funcionários durante os treinamentos?

Infelizmente, muitos colaboradores consideram a capacitação da equipe uma perda de tempo. Assim, eles participam dos treinamentos por obrigação, mas não assimilam o conteúdo e não aprendem muito. 

Um dos principais desafios dos gestores é engajar os funcionários, evidenciando a importância que esse treinamento terá para a companhia, para a rotina do profissional e, principalmente, para a carreira de cada um deles. Além de mostrar que a empresa está investindo neles e, obviamente, esperando a apresentação de melhores resultados, é preciso fazê-los se sentirem engajados e motivados pela possibilidade de aumentar a gama de conhecimentos. 

Uma forma interessante de mostrar a todos a importância da capacitação da equipe se dá por meio dos benefícios dessa prática. Então, quando for anunciar que a empresa investirá em treinamentos, mostre aos profissionais que é esperado o seguinte: reduzir erros, diminuir custos, identificar principais falhas, atualizá-los sobre as novas tecnologias, aumentar níveis de qualidade e melhorar a produtividade em todos os níveis. 

Dessa forma, os colaboradores podem se sentir motivados a melhorar o desempenho, interessando-se pelos conhecimentos que serão disponibilizados. 

Qual o papel do líder durante a capacitação?

Além de engajar os colaboradores, o líder tem outros papéis durante a capacitação da equipe. Ele deve definir os principais objetivos a serem alcançados por conta desse investimento, identificando pontos de melhoria no desempenho de cada uma das equipes e promovendo a educação corporativa. 

Os líderes também deve ser responsáveis por potencializar as habilidades específicas de cada um dos trabalhadores, mostrando como cada tipo de conhecimento é importante para o produto final. 

Outro ponto que merece atenção é a questão do exemplo. A maioria dos profissionais almeja algo melhor para o futuro e a posição de líder é muito visada. Sendo assim, é preciso prestar atenção no exemplo que o chefe está dando aos subordinados. 

Ser um bom exemplo não é nada fácil, principalmente pelo fato de todos os colaboradores estarem de olho em suas ações, falas, comportamentos e tantos outros aspectos. Sempre é preciso se lembrar de que os líderes são vistos como espelhos a serem seguidos, tornando a prestação de seus serviços ainda mais importante. 

A capacitação da equipe é um aspecto fundamental para o sucesso e a expansão do negócio de uma indústria. A revolução tecnológica pela qual o mundo contemporâneo está passando faz com que essa prática seja cada vez mais importante. Pense nisso e colha os benefícios desse investimento. 

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre a capacitação da equipe que destacamos? Foi importante? Quer receber outros conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas atualizações. 

Deixe um comentário
Share This