Qual a importância da arquitetura biomimética? Descubra!

  • Home
  • Inovação
  • Qual a importância da arquitetura biomimética? Descubra!

Quem trabalha com a indústria sabe como é importante ficar antenado com as práticas mais eficientes e sustentáveis que existem. Ao seguir esse padrão, você utiliza os recursos financeiros da gestão corretamente e consegue mostrar aos seus clientes o respeito à natureza — e a arquitetura biomimética é um bom exemplo disso.

Esse termo parece estranho, mas ganha cada vez mais espaço no mercado. Dessa forma, é fundamental conhecê-lo e aplicá-lo em sua rotina de trabalho. Tentar improvisar em suas decisões é uma péssima ideia, pois a sustentabilidade é um assunto em alta e os clientes já consideram essa questão no momento de compra. Por isso, o seu planejamento deve estar de acordo com as questões ecológicas e o orçamento da gestão.

Este post vai mostrar como a arquitetura biomimética é um conceito que não pode ser deixado de lado por um diretor industrial. Continue a leitura!

O que é a arquitetura biomimética?

Trata-se de uma metodologia construtiva, em que os projetos são desenvolvidos a partir da análise de estruturas naturais. Em outras palavras, a arquitetura biomimética se baseia na natureza para criar edifícios mais sustentáveis e modernos. Com isso, é possível revolucionar o design, os métodos construtivos e a forma como uma indústria funciona.

Mas não se engane! O objetivo da arquitetura biomimética não é reproduzir fielmente a realidade da natureza. Na verdade, é preciso compreender como os biomas e a estruturas naturais funcionam, a fim de adaptá-las às nossas necessidades — e isso só acontece quando as tecnologias construtivas e os materiais utilizados são ecologicamente corretos.

Qual é a sua importância?

A construção civil e a indústria são setores que, infelizmente, ainda geram muitos resíduos em nossa sociedade. Além do mais, muitos diretores não se preocupam com esse assunto e não dão o destino correto ao lixo gerado, por exemplo.

Quem não adota políticas sustentáveis perde credibilidade no mercado, já que os clientes estão cada vez mais exigentes. Logo, essa postura não ajuda na preservação da natureza e influencia o futuro de sua gestão. Portanto, a arquitetura biomimética é uma corrente de pensamento que não pode sair de seu planejamento estratégico.

Quando a arquitetura imita as funcionalidades da natureza, é possível sair do senso comum, garantir o progresso de nossas cidades e respeitar o espaço natural em nossa volta.

Como utilizá-la na indústria?

A arquitetura biomimética é uma disciplina que analisa as formas como a natureza se adapta, cresce e vive. Desse modo, é essencial observar as relações no ambiente natural, a fim de encontrar oportunidades para aplicá-la em sua gestão.

Saiba que existem grandes obras que utilizam esse conceito no mundo todo, como o Estádio Nacional de Pequim e o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Outro exemplo famoso é o Eastgate Building. O prédio é um shopping com 32.000 m² que foi construído a partir de estudos sobre o funcionamento de cupinzeiros. Com isso, os construtores conseguiram otimizar o controle de temperatura interna do ambiente, gerando uma economia de 40% com o custo de consumo de energia elétrica.

E não pense que é necessário realizar obras de artes para ter bons resultados. Simples ideias, como os sistemas de aproveitamento de água de chuva, a iluminação natural e a energia fotovoltaica, são ideias que abrem o caminho para a arquitetura biomimética.

As opções não param por aí. Essa metodologia fomenta a utilização de revestimentos naturais e sistemas que integram o homem ao ambiente em sua volta também. No final das contas, a arquitetura biomimética ajuda a desmistificar a ideia de que o setor industrial é o grande vilão quando se fala em poluição e degradação da natureza.

Quais são as suas vantagens competitivas?

Percebe-se, então, que o biomimetismo é uma prática que precisa ser aplicada o quanto antes. Abaixo, você encontra alguns de seus principais benefícios. Acompanhe!

Ganho de notoriedade

Quem tem mais credibilidade consegue atrair clientes e fechar mais contratos. Projetos que prezam pela arquitetura biomimética tornam-se referências em suas regiões e ganham destaque nos noticiários.

Dessa forma, é muito importante aplicar medidas sustentáveis, como o biomimetismo.

Otimização dos investimentos financeiros

Todos os empreendedores querem aumentar os lucros e reduzir as despesas, certo? Contudo, poucos sabem como tornar esses objetivos uma realidade. É preciso analisar as oportunidades disponíveis no mercado e adaptá-las aos serviços disponibilizados pelo seu negócio.

Em muitos casos, o caminho nem sempre é fácil. Ao optar pela degradação da natureza por ser o processo mais barato e simples, você abre brechas para inúmeros problemas financeiros. Portanto, tenha em mente que existem multas, penalizações e embargos para quem não respeita a natureza. A legislação ambiental brasileira é uma das mais completas do mundo, portanto, é essencial respeitá-la.

Ademais, a arquitetura biomimética, com estruturas dimensionadas, fomenta a melhoria do seu orçamento financeiro também. Se você desenvolver projetos de iluminação e ventilação natural, por exemplo, é possível reduzir os gastos com ar-condicionado drasticamente. Com isso, sobram mais recursos para que você invista em outras áreas, como na expansão da indústria ou na contratação de novos funcionários.

Garantir a sustentabilidade

Todos os tópicos abordados convergem para um único ponto: a sustentabilidade. Hoje em dia, não é mais possível fomentar o crescimento da gestão sem pensar nas consequências de nossas ações.

As atividades antrópicas só podem ser realizadas quando há um controle de riscos e um planejamento para compensar qualquer dano à natureza. Ao praticar a arquitetura biomimética, você cria uma relação harmoniosa entre o homem e o ambiente, enfatizando a importância de uma sociedade ecologicamente correta e mais eficiente.

Com a leitura deste post, você aprendeu um pouco mais sobre a arquitetura biomimética. Esse tópico é de extrema relevância, pois, hoje em dia, a preservação da natureza é algo básico para superar a concorrência do mercado. Portanto, comece a introduzir o biomimetismo em sua rotina. Alguns diretores mudam radicalmente de postura, outros introduzem mudanças gradualmente. Como cada gestão tem as suas particularidades, veja qual é a melhor opção para você.

Além disso, trabalhe apenas com colaboradores e parceiros que compartilham desse pensamento. Com isso, é possível superar obstáculos com facilidade e garantir a obtenção de resultados positivos.

Quer ficar por dentro das novidades do mercado? Basta seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!

Deixe um comentário
Share This